Associe-se ao Sindiextra
O Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra) foi fundado em agosto de 1991 e é formado hoje, por 129 empresas associadas, dos setores de mineração e prestadores de serviços ao setor.
O Sindiextra dispõe de uma estrutura organizacional que tem como seu órgão superior um Conselho Deliberativo composto por 20 principais executivos representes de pequenas, médias e grandes empresas associadas. O Conselho é presidido por José Fernando Coura, que, atualmente está licenciado para cumprir seu mandato de presidente do Conselho de Administração da Petrobrás.
Um presidente-executivo – Luis Márcio Vianna – , uma coordenadora sindical – Nair Costa – e uma assistente administrativa – Flávia Queiroz – completam sua estrutura.
O Sindiextra mantém uma instituição na área ambiental, o Instituto Ambiental da Mineração (Instituto AMI) e grupos de trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade, coordenado por Christiane Malheiros; e de Inovação e Tecnologia, junto ao CIT-Senai, coordenado por Marcelo Nassif.
O Sindiextra é filiado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), que, por sua vez, é filiada à Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Estamos na avenida do Contorno, 4456, 6º andar, funcionários. CEP: 30.110-028, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Telefones: 31 3282-7474
Email: sindiextra@fiemg.com.br
Serviços que o Sindiextra presta às suas empresas associadas:
- Negociação das convenções coletivas;
- Assessoria jurídica nas áreas trabalhista, tributária e ambiental;
- Assessoria e consultoria econômica e de gestão;
- Credifiemg;
- Assessoria em comércio exterior e promoção de feiras e missões;
- Formação de consórcios de exportação;
- Clipping diário sobre os fatos relevantes para o setor;
- Programas de qualificação, habilitação, especialização e pós-graduação profissional;
- O Sindiextra é integrante da Câmara de Mineração do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam);
- Participa também de vários conselhos, em várias instâncias governamentais, no Conselho Estadual de Recursos Hídricos, por meio da Fiemg, e em vários comitês de bacias hidrográficas;
- Relacionamento, acompanhamento e defesa dos interesses do setor junto a: Ministério das Minas e Energia (MME), Agência Nacional de Mineração (ANM), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Ministério Público e poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.