Sindiextra

Buscar no site

Glossário da mineração 


Afloramento 

Exposição de uma rocha na superfície da Terra. Pode ocorrer naturalmente, pela erosão do solo que cobria a rocha, ou pela ação humana, como por exemplo, em cortes de estradas ou em pedreiras. 


Aluvião 

Acúmulo gradual e imperceptível, por água corrente, de materiais como cascalho, areia e outros minerais no leito de rios e córregos,  bem como em suas margens.  


Capeamento 

Camada de material estéril (rochas sem valor econômico) que recobre uma jazida mineral e que precisa ser removida para que se possa ter a lavra a céu aberto. É uma etapa crucial na extração de minerais em operações de mineração a céu aberto. 


Cava 

Área escavada no solo para a extração de minerais e recursos naturais do subsolo. A cava pode ser a céu-aberto ou subterrânea. 

Cava de mina a céu aberto Foto: Google Earth


Concentrado 

Produto mineral de alto teor obtido pelo beneficiamento do minério, processo no qual são selecionados os minerais de interesse e eliminados os que não se pretende comercializar.  


Descomissionamento 

Processo de fechamento de uma mina ao final de sua vida útil. 


Distrito mineral  

Área geográfica onde ocorrem vários depósitos e ocorrências de um ou mais tipos de minerais, com características geológicas e metalogenéticas semelhantes. 


Elemento 

É a forma mais simples de matéria, não podendo ser decomposto em substâncias mais simples por meios químicos. Um exemplo: ferro (fe) é um elemento. Já o quartzo é composto por dois elementos: silício (si) e oxigênio (o). 


Estéril 

Material rochoso ou solo que não possui valor econômico em si e é removido durante a extração do minério para permitir o acesso ao minério de interesse. É um material que não contém o minério desejado em quantidades economicamente viáveis, sendo, por isso, descartado.  


Finos 

Partículas muito pequenas de minério produzidas durante o processo de extração e beneficiamento. Em alguns casos, os finos de minério de ferro são utilizados para produzir pelotas, que são aglomerados de minério endurecido para uso em altos-fornos e têm valor comercial.  


Jazida 

Concentração natural de substâncias minerais ou fósseis com valor econômico na superfície ou no interior da Terra. Quando a jazida é efetivamente explorada, ela passa a ser chamada de mina 


Lavra 

Lavra é a fase inicial da atividade mineradora, quando ocorre a extração do minério do subsolo. 

Lavra de mina em operação Foto José Cruz/Agência Brasil.


Liquefação 

Perda de resistência do solo com muita água, fazendo com que ele se comporte como um líquido. Pode ocorrer devido a tremores de terra ou sobrecarga de material armazenado. A liquefação pode levar ao rompimento de uma barragem. 


Mina 

Cavidade ou jazida, na superfície ou no subsolo, onde ocorre a extração de substâncias minerais ou fósseis de interesse econômico. 


Mineral 

Sólido natural, inorgânico e homogêneo, com composição química definida. 


Minério 

É uma rocha ou mineral ou associação de minerais que contém um ou mais elementos ou compostos valiosos que podem ser extraídos e processados economicamente 


Mineroduto 

Sistema de transporte que utiliza tubos para levar minérios, geralmente na forma de polpa (mistura de minério triturado com água), de um local para outro, cobrindo longas distâncias. 

Mineroduto faz o transporte do minério ao seu destino Foto: Anglo American/Divulgação


Prospecção 

Conjunto de atividades realizadas para localizar e avaliar potenciais depósitos minerais ou recursos geológicos que possam ter valor econômico.  


Província mineral 

Área geográfica extensa onde ocorrem múltiplos depósitos minerais de mesma natureza e idade, geralmente relacionados a processos geológicos comuns. Já um distrito mineral é uma área menor dentro de uma província mineral. 


Pelotização 

Processo industrial de aglomeração de finos de minério, especialmente minério de ferro, em pequenas esferas chamadas pelotas. Essas pelotas são utilizadas como matéria-prima em processos siderúrgicos. 


Rejeito 

Materiais descartados durante ou após o beneficiamento do minério, quando a parte valiosa é separada da fração sem valor econômico. Esses resíduos, frequentemente resultantes do uso de água para separar o minério, são depositados em locais como barragens e empilhados a seco após a separação da água. 


Rocha 

Agregado natural de minerais em uma extensão considerável na crosta terrestre. As rochas podem ser formadas por um único mineral ou por uma combinação de vários minerais. Elas são classificadas em três tipos principais com base em sua origem: ígneas (ou magmáticas), sedimentares e metamórficas 


Talude 

Inclinação em uma encosta ou corte, como em uma mina a céu-aberto, ou de uma pilha de rejeitos ou barragem 

Talude em pilha de rejeitos de mineração Foto: Luiz Santana/ALMG


Sinterização 

Processo de aglomeração de partículas finas de minério de ferro, juntamente com outros materiais, como coque e fundentes, a altas temperaturas para formar blocos maiores e mais uniformes chamados sínter. Este sínter é então utilizado como matéria-prima em altos-fornos para a produção de ferro-gusa.